terça-feira, 1 de outubro de 2013

Palestra sobre Tai Chi Chuan na USJT

No mês passado foi realizada uma palestra sobre o Tai Chi Chuan na Universidade São Judas Tadeu. Este foi um dos temas escolhido pelos alunos do quarto ano do Curso de Educação Física para ser abordado na disciplina de Artes Marciais.






Posso dizer que foi uma agradável surpresa receber o convite do aluno Rafael Bruno, um dos integrantes do grupo. Não tive dúvidas em aceitar o convite, pois amo ensinar o Tai Chi Chuan.
O grupo dos alunos de Educação Física apresentou o conteúdo teórico, logo em seguida pude complementar uma parte teórica e o mais importante que foi uma vivência de Chi Kung e Tai Chi Chuan (TCC). Nenhum aluno havia praticado TCC, e sei que neste momento da vida deles o interesse comum é ministrar aulas de musculação ou  treinamento em esportes. Porém, posso afirmar que senti uma boa receptividade e consegui "passar o recado". Talvez, em outro momento da vida deles, alguns venham a buscar a prática do TCC ou até façam uma recomendação para algum aluno ou familiar. Sei disso pois a minha história ocorreu dessa maneira. Quando eu cursava Educação Física, havia um senhor oriental de cabelos brancos que dava aulas de TCC nas quadras externas da UNICAMP. Eu ficava admirado apenas observando. Sentia uma afinidade, mas logo dizia: - "Isso não é para mim!"
Realmente naquele momento da minha vida eu estava certo. Então, assim como tudo na vida passamos por transformações e mudanças constantes. Nunca imaginei que aos 31 anos de idade iria considerar que o TCC poderia ser exatamente o que eu estava buscando como profissão e filosofia de vida. No ano de 2009 fui participar do Dia Mundial do Tai Chi Chuan realizado no Parque Villa Lobos, gostei e logo em seguida iniciei o curso de instrutor. Por isso deixo aqui um dos provérbios que eu mais gosto: “Escolha um trabalho que ama e não terá que trabalhar um único dia em sua vida.” (Confúcio)
Gostaria de agradecer ao Prof. Ms. Durval Luiz da Silva, bem como ao aluno Rafael Bruno e os integrantes do seu grupo pela oportunidade. Agradeço também a minha aluna e amiga Maria Mitsuco de Angeli pela ajuda e participação.
Quem sabe as sementes que plantei nos alunos ali presentes possam florescer algum dia!


Fotos da Aula

 





0 comentários:

Postar um comentário