sábado, 29 de maio de 2010

Inauguração do Grupo do Google Tai Chi Chuan CEDPES


Grupo criado com o objetivo de promover uma integração dos alunos de Tai Chi do CEDPES. Além de possibilitar a troca de experiências, dúvidas, curiosidades, enfim.

Inauguração

"Hoje, inicio mais uma jornada. A existência desse grupo, é fundamental para os alunos bem como para o meu amadurecimento profissional e pessoal. Nos tempos atuais, muitos avanços foram conquistados. Na ciência, nas tecnologias, nas relações humanas, enfim, desse modo a nossa renovação e integração com essas novidades é essencial. Quando armamos a guarda, seja por algum tipo de medo, as nossas portas e possibilidades fecham-se. Sim, temos muitos medos: medo do fracasso, do desconhecido, de fazer papel de bobo, de ter que aprender coisas novas, e assim por diante. Esse casco que criamos, é uma proteção que na verdade esconde as verdadeiras razões que nos impedem de agir. Muitos sentem-se tranquilos na zona de conforto. O novo e o incerto geram mudanças, adaptações e recomeços. Quanto mais velhos nos tornamos, concomitantemente, mais rígida a nossa mente se torna. Analise por um instante momentos diferentes da sua vida, e verá que tornar a mente mais flexível com o passar dos anos é uma tarefa árdua. 

Não é necessário mencionar que vários hábitos foram incorporados em nossas vidas. Muitos deles exercidos repetidamente por quase uma vida inteira. O hábito que temos de armar a guarda criando um casco, de desconfiar do novo e do incerto, entre outros, nos faz compreender o quanto essa jornada que estamos trilhando através do Tai chi é longa. Na verdade, infinita e ardua pois é uma tarefa diária que se estende até o fim de nossas vidas. Com todas as dificuldades e obstáculos que encontramos em nossas vidas, abrir portas e criar oportunidades é não só uma necessidade mas também uma conduta primordial. Isso só é possível com uma interação harmônica diante das nuances da vida. Tudo está em movimento e em transformação. Sendo assim, a maleabilidade e a adaptação são fundamentais diante dessas transformações e nuances. Sei que para muitos, utilizar o computador é um grande desafio ou algo de outro mundo. Superar essa dificuldade certamente lhes abrirá os horizontes. Quando cada um dos membros deste grupo relatar um comentário, com certeza irá encorajar outros colegas a fazerem o mesmo. Certamente os leitores irão identificar-se com as suas dificuldades, com as suas dúvidas, ou mesmo, irão buscar forças nas palavras para prosseguir, irão perceber que não estão sozinhos nessa jornada.

Como professor, tenho muito a agradecer. Cada aluno é um caso, uma história e uma vida. Eu ensino o Tai Chi a cada um de vocês, e vocês me ensinam a ensinar, a melhorar. Eu lhes ensino o Tai Chi, e todos aprendemos um pouco mais sobre a vida.

Que através da filosofia que permeia o Tai Chi, consigamos aprimorar o autoconhecimento. Que essa filosofia esteja presente na sala de aula e nas técnicas dos exercícios. Mas, principalmente que essa filosofia esteja presente em nossos lares e em nossas vidas.

Obrigado a todos os alunos e caminhemos juntos nessa jornada."
(Postagem retirada do Grupo do Google Tai Chi Chuan CEDPES)


quinta-feira, 27 de maio de 2010

Promoção de Saúde e Envelhecimento

O projeto de capacitação para profissionais do Centro de Desenvolvimento para Promoção do Envelhecimento Saudável (CEDPES) será realizado através do Curso de "Promoção de Saúde e Envelhecimento". Coordenado pelo Dr. Marcel Hiratsuka e pela Dra. Carolina Sassaki, médicos geriatras do Serviço de Geriatria do HC-FMUSP. Supervisão do Prof. Dr. Wilson Jacob Filho, professor titular da disciplina de geriatria da USP, e de Diana Blay, Coordenadora do CEDPES pela Subprefeitura de Pinheiros. O objetivo do curso é ensinar conceitos básicos de promoção à saúde do idoso de forma abrangente e completa aos profissionais do CEDPES para que os mesmos utilizem esse conhecimento em sua atuação no CEDPES e em outras atividades com a terceira idade.

Gostaria de parabenizar os responsáveis por este curso, bem como todos os profissionais envolvidos. O compromisso que temos com nossos alunos esta vinculado à nossa atuação profissional. Sendo assim, devemos estar sempre buscando aprimorar os nossos conhecimentos para poder atender melhor às necessidades específicas de cada aluno. O que não é nada fácil. Cada indivíduo possui uma história de vida, e está inserido num todo. Para poder ajudá-lo a ter um envelhecimento saudável, devemos abordar e compreender aspectos físicos, psíquicos e sociais, que estão contidos na programação deste curso. Cada caso é único e diz respeito apenas à própria pessoa,  para exercer um bom atendimento devemos nos ater às suas diversas necessidades. Com certeza, um atendimento eficiente às necessidades específicas de um aluno, depende de atividades multidisciplinares. Temos como exemplo o CEDPES, onde são desenvolvidos diversos tipos de atendimento por profissionais de mútiplas áreas.

Na programação de hoje, tivemos a aula sobre a "Inclusão Social e o Idoso" com a Prof. Dra. Marisa Accioly. Tivemos também a aula sobre "A Promoção de Saúde e o Envelhecimento" com o Prof. Dr. Wilson Jacob Filho. O curso irá estender-se até Dezembro, com um encontro mensal. Que todas as informações compartilhadas possam ser revertidas em um melhor desempenho profissional, e que ao final os alunos sejam beneficiados por toda essa iniciativa.