sexta-feira, 13 de agosto de 2010

O Tai Chi Chuan sem Fronteiras

É fantástico a força e o poder de disseminação que o Tai Chi Chuan (TCC) possui. Há centenas de anos, Yang Lu Chan desenvolveu o seu estilo marcial que foi transmitido de geração para geração. A sua eficácia marcial, a suavidade e a simplicidade do Estilo Yang difundiram-se por toda a China. Durante anos, a transmissão da arte foi passada de forma tradicional, mantendo a mesma essência de origem.

O tempo não foi capaz de extinguir essa arte de essência plena. Nem mesmo as fronteiras foram capazes de sufocar a sua força e o seu poder de disseminação.

O TCC espalhou-se pelo mundo, e sem a necessidade de impor-se, transcendeu línguas, religiões, culturas, e principalmente os preconceitos. Hoje, o TCC Estilo Yang Tradicional está presente nos seguintes países: Argentina, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Itália, México, Suécia, Suiça, Reino Unido e Estados Unidos.

Os Estados Unidos possuem muito incentivo, difusão e pesquisas sobre o TCC. Sendo o país estrangeiro de maior destaque entre os Centros Associados, com 11 Yang Cheng Fu Centers: Buffalo NY, East Brunswick NJ, Louisville KY, Manchester NH, Montclair NJ, New York City NY, Portland OR, Seattle/Redmond WA, Stockton CA, Troy MI e Winchester VA.

O Brasil está muito bem representado, com 3 Yang Cheng Fu Centers: São Paulo - SP, Ribeirão Preto - SP e Rio de Janeiro - RJ.

O motivo da imagem acima com as siglas dos Estados, é para que os leitores estrangeiros possam perceber a disseminação do TCC pelo Brasil. Nas enquetes realizadas constam ao lado dos nomes dos instrutores, os Estados em que os mesmos residem. A medida em que as respostas sejam enviadas, poderei publica-las aumento cada vez mais a abrangência da pesquisa.

Como instrutor e amante da arte, o meu sonho é que o TCC Estilo Yang Tradicional tenha pelo menos um representante em cada Estado. Através deste blog tento fazer a minha parte, divulgando com muito amor e dedicação. 

4 comentários:

  1. Edgard
    Cabe-nos como profissional da área, alertar que, Mestre Yang Luchan (Yang Lu-ch'an) 楊露禪, também conhecido como Yang Fu-k'ui (楊福魁) viveu de 1799 a 1872, devendo assim ser feito uma retificação no citado:"Há milhares de anos, Yang Lu Chan desenvolveu ... "
    A milares de anos sim , o que hoje se conhece por Tai Chi Chuan teve suas primeiras formas tranmitidas, do Rei Yu,de um dos nove reinados que vieram a criar, por Huang Di, o Primeiro Império Chinês ( - 2.750 a.C.) e era ensinada somente dentro da côrte. Em - 600 a.C., Lao Tzu escreve a "Canção das Treze Formas", que são as básicas de qualquer família e seqüência. Em mais ou menos 1.200 d.C. Fang San Feng, monge taoísta das montanhas Wudang une esses conhecimentos com os desenvolvidos por ele próprio, criando um "Boxe" e um formulário de Qigong(Ch´i Kung), que em posterior no séc.XVII, chegou ao conhecimento da família Chen, que procedeu certas modificações, passando desde momento a ser conhecido como Taiji quan(Tai Chi Chuan), "O Boxe Supremo".
    Att,
    J.Corral
    Profissional de Ed.Física
    Prof.de Wushu Interno

    ResponderExcluir
  2. J. Corral, obrigado pelo comentário!
    Com certeza um equívoco deve sempre ser reparado.

    ResponderExcluir
  3. Olá Edgard!

    Tudo o que desejamos de melhor, com certeza seguirão as forças que conspiram a favor da realização! O nosso espírito flui com mais facilidade pela permissão do desejo voluntário onde o sucesso se faz! Toda essa informação é muito valiosa e com certeza atingirá o maior número de pessoas com esta boa vontade!

    Um abraço,
    "Todo o Conhecimento é Luz que Inspira a Alma" -*Vera Luz*-

    ResponderExcluir
  4. Edgard passei para conhecer seu blog ele é not°10, show espetacular desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua família e aceitei você como amigo no diHITT
    Um grande abraço e tudo de bom
    Ass:Rodrigo Rocha

    ResponderExcluir