quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Adriano Carneiro da Rocha - Cuiabá / MT


Desmentindo o estereótipo que o Tai Chi Chuan (TCC) é "coisa para idosos", os instrutores formados pela SBTCC possuem idade desde 20 até acima de 50 anos. Sendo que o interesse dos jovens entre 20 e 40 anos tem aumentado consideravelmente. 

As pesquisas do IBGE em 2009, informam que a expectativa de vida no Brasil chega aos 72,8 anos de idade. As pessoas tem dado muita importância à qualidade de vida. Pois não querem apenas viver mais, e sim, viver na plenitude e com qualidade. O TCC é um caminho que possibilita esse desejo de viver melhor. 

Baseado nessa procura, realizei uma enquete com instrutores e instrutores em formação, que estão espalhados pelo Brasil inteiro. O objetivo é divulgar o TCC aos interssados e simpatizantes, possivelmente tenha um instrutor na sua região. 

Adriano Carneiro da Rocha


1- Instrutor (à quantos anos) ou está em processo de formação?


R: Recém terminado o terceiro módulo de curso de formação (jul/2010), mas sou praticante de Tai Chi Chuan desde 1997, quando me iniciei no estilo Pai Lin. Em 2003 me iniciei a prática no estilo da Família Yang, com o instrutor Fabiano Divino de Arruda.


2- Por que você procurou o TCC?
R: Dentro das artes marciais chinesas é amplamente sabio que o TCC é uma arte de elevado nível marcial, então eu senti interesse em conhecê-la, pois sou praticante de Kung Fu. Outro motivo que me levou à prática foi a prática marcial como caminho de desenvolvimento espiritual.

3- Como tem sido o interesse pelas pessoas da sua região em relação ao TCC?
R: Tem aumentado muito, mas nesse momento ainda não há um trabalho forte de divulgação. Muitas pessoas ainda não sabem o que é o TCC. Em poucos eventos que participei, ou aulas que ministrei, pude perceber que há uma boa aceitação. 

4- Qual o seu público alvo?
R: Ainda não estou atuando como instrutor de TCC, mas futuramente, pretendo utilizar o TCC em conjunto com outras técnicas da MTC para recuperação e fortalecimento da saúde.

5- Possui outro ofício além de ser Instrutor? Qual?
R: Na verdade, neste momento, só possuo um ofício, e ainda não é o de intrutor de TCC, rsrsrs. Sou Assistente Judiciário de Gabinete, no Fórum Civel de Cuiabá/MT.

6- Como você vê o desenvolvimento do TCC no Brasil?
R: Vejo que tem aparecido cada vez mais praticantes. Quando as pessoas entendem o que é o TCC, é fácil muitas delas se interessarem, pois é um método muito eficaz de desenvolvimento humano. 

Ele te ensina a se conhecer, se recuperar e se fortalecer nos três níveis do ser humano, o qual estudamos na MTC, que é o nível físico, psíquico e o emocional. Assim, considerando que a população está cada vez mais informada quanto ao conceito de saúde e o que fazer para recuperá-la e mante-la, é natural que a demanda de praticantes de TCC aumente.

Pelo fato de ser um médoto muito completo de produção da saúde e sem "contra indicações", ou seja, não causa lesões, ou desconpensação muscular, além de não causar impactos, essa é uma prática ideal para todas as pessoas.


Ainda, imagino que outro resultado quanto ao desenvolvimento do conceito de saúde seja a necessidade de aprender a fortalecer sua saúde.

Para o senso comum, e para muitos profissionais da área da saúde, o conceito de saúde se resume a ausência de doença, idéia essa já superada pelas ciências da saúde na atualidade, assim como, pelos conhecimentos Orientais desde a antiguidade.

Mais do que a ausência da doença, precisamos de uma mente clara e alerta, o corpo bem disposto e a sensação de calma e paz interior. Apesar de já termos lido isso em algum lugar, não colocamos isso em prática, até por um motivo bem compreensível, a falta de um bom método para alcançar esse conjunto. Com o aprofundamento dos estudos do TCC, foi possível verificar que ela contém um bom método para desenvolver para altos níveis desse "novo" conceito de saúde.

7- Deixe uma mensagem para aqueles que desejam praticar a arte, mas falta coragem ou iniciativa.
R: Bom, acho que mais do que coragem ou iniciativa, falta apenas conhecer-se a prática. 

Pelo fato dessa ser uma arte marcial e a nossa cultura não ter histórico beligerante, essa prática nunca pôde ser valorizada no Brasil. 


Mas nos países orientais, é há muito tempo sabido que as artes marciais, especialmente as artes "internas", no sentido de artes que visam o fortalecimento interior do ser humano, têm grande valor para melhorarmos como seres humanos, pois nos faz tomar consciência e desenvolver pontos que nosso dia a dia não nos apresenta claramente, como desenvolver a paciência, a perseverança e a disciplina. 

Penso num paralelo muito interessante com a cultura ocidental, onde vimos uma infinidade de descobertas tecnológicas por causa das guerras. Muitos remédios, como a penicilina, ou os cremes a base de água, foram pensados para atender necessidades bélicas. 

Nesse mesmo sentido, teve um bom resultado as artes marciais orientais para o desenvolvimento humano, pois na antiguidade, o principal instrumento de guerra era o corpo, que deveria estar nos seus estados mais elevados para conseguir suportar pessoalmente as linhas de batalha. Por isso, era necessário um alto desenvolvimento mental, emocional, físico e moral. 

Como os próprios mestres das 5 famílias tradicionais disseram no último seminário nos EUA, o Oriente já sabe que o TCC é eficaz para a saúde, mas os ocidentais necessitam de estudos científicos para aceitar a sua eficiência, então, é preciso experienciar a prática, seja com estudos científicos, seja adotando-o em nossas práticas diárias. 


Então, para aqueles que ainda não conhecem o Tai Chi Chuan, fica o sincero convite de alguém que teve muitos benefícios com a prática. Venha, faça uma aula conosco!
Adriano Carneiro da Rocha


CONTATO:
cel: (65) 9914-3303
      (65) 8128-9861



2 comentários:

  1. Muito pertinente os comentários, principalmente quando o ocidente começa a descobrir o que o oriente já sabe a séculos, que o homem é um complexo de corpo, mente e alma.

    ResponderExcluir
  2. @Anônimo
    Caro leitor, realmente o instrutor Adriano respondeu prontamente ao meu pedido participando da enquete. O seu depoimento foi brilhante e tenho certeza que ele irá ajudar muitas pessoas, principalmente em Cuiabá.
    Abraço.

    ResponderExcluir