segunda-feira, 7 de junho de 2010

Tai Chi Chuan: um caminho para o envelhecimento saudável

Qual será o seu caminho?
 
Gostaria de compartilhar com todos a satisfação em dar início ao Projeto “Tai Chi Chuan: um caminho para o envelhecimento saudável”. A oportunidade de ministrar uma turma totalmente aos meus cuidados é uma honra e um desafio pessoal. Juntos, alunos e eu, buscaremos trilhar esse desejado e essencial caminho para o envelhecimento saudável.

Objetivo Geral
  • Possibilitar que no período de 1 ano, os alunos sejam capazes de executar sozinhos a primeira parte da forma longa do Estilo Yang Tradicional.
Objetivos Específicos
  • Promover uma melhora na capacidade de memória.
  • Promover uma melhora da consciência corporal.
  • Promover uma reeducação postural.
  • Promover e estimular a sociabilidade.
  • Promover uma melhora da coordenação motora.
  • Promover a prevenção e redução do estresse e sobrecarga mental.
  • Promover uma melhora da capacidade de equilíbrio.
  • Promover uma melhora da capacidade de concentração e atenção.
  • Promover uma melhora da flexibilidade.
  • Promover o relaxamento muscular.
  • Promover o fortalecimento muscular e ósseo.
  • Ensinar a execução da 1ª parte da forma longa do Estilo Yang Tradicional.
  • Ensinar exercícios de Chi Kung.
  • Abordar a filosofia de Buda, Lao Tzu e Confúcio.
  • Promover momentos de reflexão através de provérbios chineses.
Justificativa

O Tai Chi Chuan (TCC) possui uma eficiência comprovada, principalmente para o público da 3ª idade. Os movimentos lentos permitem um fácil acompanhamento e aprendizado, estimulando a concentração, memória e coordenação motora. As posturas e exercícios possibilitam o fortalecimento muscular e ósseo, bem como o trabalho de flexibilidade. Por exigir uma movimentação do corpo inteiro e o controle da respiração, é possível manter um bom condicionamento físico associado a um relaxamento muscular e mental. Seus movimentos lentos e suaves, contínuos e de baixo impacto, desenvolvem um ótimo senso de equilíbrio, bem como uma melhora relevante na reeducação postural. O fortalecimento dos músculos e ossos ocorre de maneira gradativa, respeitando os limites do aluno. Esse fortalecimento ocorre principalmente nos membros inferiores, promovendo a prevenção de problemas como a osteoporose e quedas, muito comuns nessa faixa etária.

Os movimentos lentos fazem com que o aluno exercite o autocontrole, pois devem observar e controlar a sua respiração, seus pensamentos e sua postura. Possibilitando a diminuição do seu estresse, ansiedade, raiva e nervosismo. Característica comum na nossa sociedade atual.

A diversidade de movimentos, mudanças de direção e movimentação de braços e pernas coordenados contidos na forma do TCC estimulam a memória, concentração, coordenação motora e consciência corporal. Durante a execução da forma os alunos aprendem o respeito ao próximo. Uma vez que todos devem executar os movimentos em conjunto, de forma sincronizada e no mesmo ritmo.

O aluno aprende como portar-se dentro da sala de aula durante os exercícios. Uma vez que o mesmo assimila a filosofia que permeia o TCC, a sua conduta diária segue os mesmos princípios, tornando-se um hábito. É muito comum o aluno mudar seus hábitos alimentares ou os horários de dormir e acordar, levando uma vida mais saudável e buscando qualidade de vida.

O Estilo Yang Tradicional de Tai Chi Chuan é o mais praticado e difundido na China e no mundo. A simplicidade e clareza, a velocidade uniforme e lenta, os movimentos circulares e amplos, contínuos e suaves, são as principais características desse estilo, que é perfeito para o público da 3ª idade.

Queridos alunos e prezados leitores, diante dos objetivos e da justificativa deste projeto é possível vislumbrar o caminho a ser percorrido. Os benefícios são inúmeros, a sensação de paz interior e equilíbrio indescritíveis, porém o caminho é longo. Não bastasse isso, é imprescindível ter disciplina, persistência, dedicação e mente aberta. O que torna para muitos um caminho árduo. A mudança de hábitos que foram repetidos quase que por uma vida inteira, não é uma tarefa tão fácil porém é perfeitamente possível. Considero a franqueza e a verdade qualidades necessárias para que os interessados e praticantes possam realmente ter uma idéia do que seja o projeto. Certamente, só a presença e a vivência prática da aula possibilitará ao interessado chegar à uma conclusão. Como foi mencionado anteriormente o caminho pode ser árduo e penoso, ou apenas longo e difícil, porém recompensador e prazeroso. Qual será o seu caminho?

0 comentários:

Postar um comentário