sábado, 29 de maio de 2010

Inauguração

"Hoje, inicio mais uma jornada. A existência desse grupo, é fundamental para os alunos bem como para o meu amadurecimento profissional e pessoal. Nos tempos atuais, muitos avanços foram conquistados. Na ciência, nas tecnologias, nas relações humanas, enfim, desse modo a nossa renovação e integração com essas novidades é essencial. Quando armamos a guarda, seja por algum tipo de medo, as nossas portas e possibilidades fecham-se. Sim, temos muitos medos: medo do fracasso, do desconhecido, de fazer papel de bobo, de ter que aprender coisas novas, e assim por diante. Esse casco que criamos, é uma proteção que na verdade esconde as verdadeiras razões que nos impedem de agir. Muitos sentem-se tranquilos na zona de conforto. O novo e o incerto geram mudanças, adaptações e recomeços. Quanto mais velhos nos tornamos, concomitantemente, mais rígida a nossa mente se torna. Analise por um instante momentos diferentes da sua vida, e verá que tornar a mente mais flexível com o passar dos anos é uma tarefa árdua. 

Não é necessário mencionar que vários hábitos foram incorporados em nossas vidas. Muitos deles exercidos repetidamente por quase uma vida inteira. O hábito que temos de armar a guarda criando um casco, de desconfiar do novo e do incerto, entre outros, nos faz compreender o quanto essa jornada que estamos trilhando através do Tai chi é longa. Na verdade, infinita e ardua pois é uma tarefa diária que se estende até o fim de nossas vidas. Com todas as dificuldades e obstáculos que encontramos em nossas vidas, abrir portas e criar oportunidades é não só uma necessidade mas também uma conduta primordial. Isso só é possível com uma interação harmônica diante das nuances da vida. Tudo está em movimento e em transformação. Sendo assim, a maleabilidade e a adaptação são fundamentais diante dessas transformações e nuances. Sei que para muitos, utilizar o computador é um grande desafio ou algo de outro mundo. Superar essa dificuldade certamente lhes abrirá os horizontes. Quando cada um dos membros deste grupo relatar um comentário, com certeza irá encorajar outros colegas a fazerem o mesmo. Certamente os leitores irão identificar-se com as suas dificuldades, com as suas dúvidas, ou mesmo, irão buscar forças nas palavras para prosseguir, irão perceber que não estão sozinhos nessa jornada.

Como professor, tenho muito a agradecer. Cada aluno é um caso, uma história e uma vida. Eu ensino o Tai Chi a cada um de vocês, e vocês me ensinam a ensinar, a melhorar. Eu lhes ensino o Tai Chi, e todos aprendemos um pouco mais sobre a vida.

Que através da filosofia que permeia o Tai Chi, consigamos aprimorar o autoconhecimento. Que essa filosofia esteja presente na sala de aula e nas técnicas dos exercícios. Mas, principalmente que essa filosofia esteja presente em nossos lares e em nossas vidas.

Obrigado a todos os alunos e caminhemos juntos nessa jornada."
(Postagem retirada do Grupo do Google Tai Chi Chuan CEDPES)


0 comentários:

Postar um comentário