segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

CEDPES



O Centro de Desenvolvimento para Promoção do Envelhecimento Saudável (CEDPES) é decorrente de um convênio entre a Subprefeitura de Pinheiros e o Hospital das Clínicas da FMUSP. É um projeto do Serviço de Geriatria do HC para criação de um espaço destinado aos idosos para implementação de ações coletivas visando a promoção do envelhecimento saudável. Serão desenvolvidas diversas atividades que possibilitam a inclusão de idosos para promoção da saúde física, mental, emocional e social, estimulando o auto-cuidado e o auto-conhecimento. O objetivo do CEDPES é criar um ambiente favorável à implantação de atividades dirigidas aos idosos que propiciem o desenvolvimento de habilidades e que contribuam para o envelhecimento saudável. As atividades oferecidas são: atividade física, arte terapia, avaliação geriátrica, ciclo de palestras, danças circulares, fisioterapia, grupos de psicologia, ioga, meditação, saúde bucal e tai chi chuan.

O Tai Chi Chuan (TCC) é coordenado pela médica do HC-FMUSP, Dra. Juiana Yumi Tizon Kazai e pelo fisioterapeuta Fabrício Mucin Njugl. O objetivo principal do grupo é prevenir quedas em um grupo com antecedente de quedas nos últimos meses ou com alteração de marcha / equilíbrio através da prática do TCC. Há 2 turmas com capacidade de até 15 participantes, as aulas são às terças e quintas feiras com duração de 45 minutos. É um projeto de pesquisa aprovado pelo Comitê de Ética do HC-FMUSP, iniciado em setembro de 2008.

Eu tenho auxiliado como estagiário desde Setembro de 2009.Confesso que tem sido uma experiência única. Tenho aprendido com a arte de ensinar o TCC e o Chi Kung. Essa relação, essa troca é riquíssima, pois as alunas (maioria mulheres) me ensinam sobre a vida.

Nunca havia imaginado que um dia viria a trabalhar com a terceira idade. Mas o destino me deu esse presente. Esse público é muito receptivo, e tem um comprometimento e dedicação à prática fora de série. A vontade e a vitalidade dessas alunas mostra a jovialidade de seus espíritos. Para mim, a saúde de uma pessoa bem como a sua aparência (cronológica, idade) estão relacionadas com a maneira de pensar e de agir. Dessa maneira as alunas me transmitem muita energia. A gratidão e o carinho que vejo nos olhos delas, me ajudaram a perceber que ensinar TCC é o meu caminho. Sinto muita paz e alegria quando percebo os resultados e benefícios que a prática do Tai Chi promove. Posso afirmar seguramente que estou me realizando profissionalmente.

Para as pessoas interessadas, os critérios de inscrição são: idosos com idade igual ou superior a 60 anos, moradores da região de Pinheiros; grupos vinculados e conveniados com a CRAS-PI e moradores de outras Subprefeituras.

Informações:
(011) 3021-4682
Rua Cerro Corá, 1203
De segunda à sexta, das 8:00 às 17:00 horas.

0 comentários:

Postar um comentário